O chocolate costuma ser visto como vilão, mas pode auxiliar na prevenção de doenças do coração e aliviar o estresse, devido aos benefícios dos flavonoides, que são antioxidantes presentes no cacau. Os flavonoides possuem propriedades anti-inflamatórias e são capazes de reduzir a pressão sanguínea e melhorar a resistência à insulina, prevenindo o diabetes tipo dois.
Mas também não podemos abusar: 30 gramas por dia é suficiente para manter a saúde e o peso, pois o chocolate pode ser bastante calórico em algumas composições.

Para controlar a pressão – Basta uma pequena quantidade por dia para baixar a pressão sanguínea, uma vez que seus componentes aumentam a disponibilidade de óxido nítrico das células da parede dos vasos, gás que, quando liberado, ajuda na contração muscular.

Para equilibrar os níveis de colesterol – Estudos mostram que o chocolate estimula a produção do HDL, o bom colesterol, e reduz a do LDL, o colesterol ruim. O cacau também impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos. O resultado são menores chances de obstruções que levam a enfartes e derrames.

Para ficar de bem com a balança – Pode parecer contraditório, mas o chocolate, mesmo sendo altamente calórico, pode ajudar a emagrecer. O segredo estaria na capacidade de promover saciedade, o benefício está associado ao consumo do chocolate tipo amargo.

Para domar o estresse – O cacau possui um coquetel de substâncias relacionadas ao bem-estar , além dos carboidratos, que melhoram o humor.

Para se recuperar após o treino – Beber chocolate após uma sessão de atividade física ajuda na recuperação muscular e ajudar a se preparar para o próximo treino.

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