Algumas histórias que a vovó contava podem ser mitos, então vamos desvendá-las para que você não afete sua saúde acreditando que são verdades!

1 – Creme Dental é ótimo para tratar queimaduras?!
MITO! Espalhar o creme já é um sofrimento, e retirá-lo da pele sensível é outro. O ideal é não aplicar nada sem a orientação do médico, pois alguns produtos podem causar efeitos negativos, como a clara de ovo, manteiga e outros.

2 – Cerveja preta aumenta a produção de leite materno?!
MITO! A mulher precisa de muita água, frutas e leite de vaca, mas nada de cerveja.

3 – Usar boné faz o cabelo cair?!
MITO! O boné não faz com que os cabelos se desprendam do couro cabelo provocando calvície, mas pode promover caspas e quebra dos cabelos.

4 – Manga com leite faz mal?!
MITO! No Brasil antigo, o leite era um artigo muito caro e a manga era abundante, então surgiu o mito de que misturá-los não seria bom para o estômago. No entanto, juntá-los não traz problema nenhum: a manga é rica em antioxidantes e o leite é rico em cálcio.

5 – Chocolate causa espinhas?!
MITO! O cacau não é responsável pela acne, mas sim as gorduras e açúcar. Então, se você gosta de chocolates, prefira os amargos.

6 – Água com açúcar acalma os nervos?!
VERDADE! O açúcar libera serotonina, a qual está ligada à sensação de bem-estar, mas atente-se, pois o efeito não é tão rápido assim. Para um efeito mais rápido, prefira o chá de camomila ou um suco de maracujá.

7 – Soprar o machucado faz a dor passar mais rápido?!
MITO! Além de não aliviar a dor, o fato de assoprar pode liberar bactérias para dentro da lesão. Portanto, prefira a dupla água e sabão para limpar os machucados e fazê-lo cicatrizar mais rapidamente.

8 – Ler no escuro estraga a vista?!
MITO! Esse esforço para enxergar não provoca problemas nos olhos, mas pode causar fadiga e dor de cabeça.

9 – Bolo quente dá dor de barriga?!
MITO! Quando a comida passa pelo nosso esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura e o aparelho digestivo não consegue nem diferenciar se o alimento está quente ou frio.

10 – Tomar friagem com o cabelo molhado dá dor de garganta?!
MITO! Sair na friagem com o cabelo molhado pode estimular uma gripe ou resfriado, e o choque térmico pode causar até uma parada cardíaca, mas o efeito não é imediato.

11 – Colocar a cebola de molho na água diminui o ardor dos olhos?!
VERDADE! A substância da cebola que provoca o ardor nos olhos se degrada em contato com a água e perde seu efeito. Se você conseguir cortar a cebola dentro da vasilha de água, melhor ainda.

12 – Ferver batatas em molhos ajuda a corrigir o excesso de sal?!
VERDADE! As batatas absorvem sal e funcionam como uma esponja quando colocadas em molhos. Porém elas devem ser descartadas e não servidas com o molho.

13 – O choque térmico nos ovos cozidos facilita descasca-los?!
VERDADE! Ao mergulhar um ovo cozido em água gelada, ele se contrai e se separa da casca, o que facilita descasca-los.

14 – Retirar a parte branca do limão para não amargar o suco?!
VERDADE! Os compostos amargos do limão se concentram na casca e na parte branca. Portanto, tirá-los faz com que o suco não amargue.

15 – Não se deve ferver o creme de leite porque talha?!
MITO! O creme de leite puro pode ser fervido normalmente, mas ele talha quando entra em contato com algum composto ácido, como o molho de tomate, e o calor acelera essa transformação.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *