Desperdiçar comida não está com nada, enquanto milhares de pessoas passam fome no mundo todo. Por isso, vamos aprender a guarda-los da maneira correta, para que tenham um prazo de validade maior, mas lembre-se sempre de colocar uma etiqueta com a data sobre os potes ou sacos plásticos que guardam os alimentos, para evitar esquecer o alimento na geladeira.

Frutas: O ideal é lavar as frutas e guarda-las com casca. Elas podem ser deixadas em fruteiras, mas sem contato com o sol e em ambiente arejado.

Legumes e Verduras: Devem ser armazenadas nas gavetas mais baixas da geladeira, porque nesse local a temperatura é mais amena e evitar queimar folhas e desperdiçar nutrientes.

Vegetais: Lave-os em uma panela com água fervente e, em seguida, jogue água gelada sobre eles. Escorra, guarde em sacos plásticos e congele.

Alimentos após serem cozidos: Os alimentos devem ser armazenados em geladeira, mesmo que ainda estejam quentes, pois a temperatura ambiente acelera o processo de proliferação de bactérias.

Oleaginosas: Nozes, por exemplo, precisam ser armazenadas em vasilhas bem fechadas, pois o contato com o ar faz com que percam suas propriedades.

Manteiga, maionese, patês: Devem ser sempre armazenadas em geladeiras, em recipientes vedados e nos locais mais frios da geladeira (prateleiras superiores, e não portas).

Carnes: Para que durem mais, é preciso retirar as partes não comestíveis e congelá-las em embalagem adequada (sacos plásticos com pouco ar) e etiquetar.

Ovos: Os ovos devem ser armazenados em geladeira, mas não na porta porque esse local possui grande variação de temperatura, o que é prejudicial.

Latas: Latas não devem ser armazenadas em geladeira. É preciso que o conteúdo seja armazenado em um pote fechado, com o próprio líquido.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *