O chá verde contém altas concentrações de antioxidantes que possuem efeitos protetores conhecidos e tem recebido muita atenção ultimamente, conforme os cientistas começaram a identificar seus benefícios para doenças cardíacas, câncer, obesidade, entre outras.

Dois novos estudos publicados constataram que o chá verde é mais do que uma agradável bebida. Tais pesquisas sugerem que o crescente consumo do chá verde pode disparar mecanismos bioquímicos que afetam nossa saúde.

Um trabalho realizado por Dulloo e colegas, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos, incluindo cafeína, e isso pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. Sendo assim, o consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos, auxiliando no controle da obesidade.

Um segundo estudo conduzido por Erba, publicado no Journal of Nutrition, avaliou o efeito dos compostos do chá verde em danos oxidativos, causados pelo tratamento com ferro em cultura de células leucêmicas humanas. Os resultados apontaram para o fato de o chá proteger as células dos danos e, assim, a ingestão crescente de chá verde pode auxiliar na redução dos danos oxidativos associados a vários processos de doenças, como câncer e doenças cardíacas.

Por esse motivos, vamos aproveitar para nos refrescar e auxiliar a nossa saúde com o chá verde, nesses dias de calor intenso.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *